sexta-feira, 20 de abril de 2012

Qual é o dia do índio?

Dia 19 de Abril é o Dia do Índio. A data, estabelecida pelo Presidente Getúlio Vargas em 1943, relembra o Primeiro Congresso Interamericano Indigenista, ocorrido no México em 1940. A instituição da data teve como objetivo lembrar da história e valorizar essa cultura, tão importante para a cultura brasileira.

Mas o artista Jorge Ben Jor nos faz pensar mais além... Por quê só no dia 19?




Curumim Chama Cunhantã que eu vou te contar (Todo dia era dia de índio) - Jorge Ben Jor (1981)



Jês, Kariris, Karajás, Tukanos, Caraíbas,
Makus, Nambikwaras, Tupis, Bororós,
Guaranis, Kaiowa, Ñandeva, YemiKruia
Yanomá, Waurá, Kamayurá, Iawalapiti, Suyá,
Txikão, Txu-Karramãe, Xokren, Xikrin, Krahô,
Ramkokamenkrá, Suyá
Hey! Hey! Hey!
Hey! Hey!
Hey!

Curumim chama cunhatã que eu vou contar
Cunhatã chama curumim que eu vou contar
Curumim, cunhatã
Cunhatã, curumim

Antes que os homens aqui pisassem
Nas ricas e férteis terraes brazilis
Que eram povoadas e amadas por milhões de índios
Reais donos felizes
Da terra do pau-brasil
Pois todo dia, toda hora, era dia de índio
Pois todo dia, toda hora, era dia de índio

Mas agora eles só têm um dia
O dia dezenove de abril
Mas agora eles só têm um dia
O dia dezenove de abril
Amantes da pureza e da natureza
Eles são de verdade incapazes
De maltratarem as femeas
Ou de poluir o rio, o céu e o mar
Protegendo o equilíbrio ecológico
Da terra, fauna e flora
Pois na sua história, o índio
É o exemplo mais puro
Mais perfeito, mais belo
Junto da harmonia da fraternidade
E da alegria,
Da alegria de viver
Da alegria de amar
Mas no entanto agora
O seu canto de guerra
É um choro de uma raça inocente
Que já foi muito contente
Pois antigamente
Todo dia, toda hora, era dia de índio
Todo dia, toda hora, era dia de índio

(...)

quarta-feira, 11 de abril de 2012

As palavras e as suas origens



Que tal descobrir a origem, a história das palavras? No site Origem da Palavra você pode realizar sua pesquisa e descobrir em que época e em qual circunstância surgiram as palavras.

Aliás o nome da ciência que estuda a história das palavras é etimologia, que vem do grego ETYMON (verdadeiro) mais LOGOS (tratado, estudo) e assim com esta ciência busca-se o verdadeiro valor ou sentido das palavras.

Claro que a página não tem todos os significados de todas as palavras da língua portuguesa, mas seus autores se colocam à disposição para tirar suas dúvidas.

http://origemdapalavra.com.br/

quinta-feira, 5 de abril de 2012

A páscoa é muito mais...

"A páscoa é muito mais do que coelhinhos, chocolates e colombas, páscoa é época de renovar nossa confiança nos amigos, renovar nossos sentimentos, refazer amizades, compartilhar tudo de bom que estamos vivendo, afinal, isso é o que realmente importa." (Luis Alves).


Saiba sobre a história da Páscoa aqui: http://releiturasdahistoria.blogspot.com.br/2012/04/pascoa.html

Happy Easter!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Projeto Boa Saúde na Escola

Foto0155Foto0153Foto0152Foto0148Foto0150

Projeto Boa Saúde na Escola, um álbum no Flickr.

Objetivo: Conscientizar os alunos da importância da atividade física, começando pela infância.

Cada vez mais se destaca a importância de hábitos saudáveis visando à melhoria da qualidade de vida do ser humano.

No Brasil, o sedentarismo é um problema que vem assumindo grande importância. As pesquisas mostram que a população atual gasta bem menos calorias por dia, do que gastava há 100 anos, o que explica porque o sedentarismo afetaria aproximadamente 70% da população brasileira.

A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista musculoesquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. A prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse.

Neste sentido, lança-se um olhar para a necessidade de uma intervenção numa perspectiva didática-pedagógica, para tentar efetivamente transformar o cotidiano de crianças e adolescentes sedentários. Acredita-se que não basta só informar, mas deve-se, antes de tudo, socializar os hábitos saudáveis em conjunção com as informações sobre as doenças provocadas ou agravadas pela falta de atividade.

Com o tema abordado os alunos começaram a pesquisar sobre os assuntos: sedentarismo, obesidade, infância, adolescência, atividade física e alimentação saudável.

Para dar inicio ao projeto, foi realizado uma avaliação ( peso e estatura) com os alunos, após será realizado o cálculo de índice de massa corporal.

Disciplina: Educação Física.
Professora: Katiuscia.